Servidor em veículo oficial é investigado por abandonar cães em Juazeiro
- Romas Sousa

- 6 de nov. de 2023
- 2 min de leitura
Homem foi identificado e conduzido a delegacia

Imagens que viralizaram nas redes sociais flagraram o momento em que um homem, supostamente, abandona dois cães em uma estrada da Zona Rural de Juazeiro do Norte. No momento do ato, ele estava em um veículo oficial da Prefeitura do Município. O caso ocorreu na tarde dessa quinta-feira, 2.
Em nota, a Prefeitura de Juazeiro do Norte confirmou que o homem é funcionário da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (Seagri). Ainda segundo a Prefeitura, o Grupamento Ambiental Metropolitano (GAM), da Guarda Municipal, conduziu o suspeito até a delegacia "assim que tomou conhecimento do episódio".
Um inquérito policial foi instaurado e não houve prisão em flagrante. Além disso, um processo administrativo foi instaurado pela Prefeitura. “A Prefeitura de Juazeiro do Norte reitera seu compromisso com o bem-estar animal e repudia qualquer ato de maus-tratos", diz a nota divulgada pelo Município.
"Todas as medidas cabíveis serão adotadas para garantir que fatos como esse não se repitam, e que os responsáveis sejam devidamente responsabilizados, conforme a legislação vigente".
A Prefeitura ainda destacou que o servidor tinha permissão para utilizar o veículo mesmo durante o feriado, pois desempenha funções de serviço essencial, no caso, manutenção de abastecimento de água.
À rádio O POVO CBN Cariri, o titular da Seagri, Marcelo Pinheiro, afirmou que o funcionário atua na manutenção de água na zona rural da cidade, o que justifica o uso do veículo lotado na pasta. “Quando há uma emergência no serviço, quando uma bomba desarma ou para de funcionar, a equipe vai até o local mesmo no feriado ou fim de semana. Em nenhum momento foi autorizado ao servidor utilizar o veículo desta forma”, explicou.
Abandono de animais é crime
O abandono de animais pode ser enquadrado no artigo 32 da lei nº 9.605/1998, que prevê pena de dois a cinco anos de prisão, além de multa, a quem praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar cães ou gatos.





Comentários