top of page

Planos de saúde individuais e familiares vão aumentar 9,63% no Ceará

  • Foto do escritor: Romas Sousa
    Romas Sousa
  • 12 de jun. de 2023
  • 1 min de leitura

No Ceará, dos 1,33 milhão de consumidores, 341,98 mil serão atingidos pelo aumento, pois fazem parte do universo de planos individuais e familiares

Os planos de saúde individuais e familiares regulamentados vão encarecer 9,63% no Brasil. Esse é o limite de reajuste definido e divulgado nesta segunda-feira, 12 de junho, pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).


A mudança vale para contratos a partir de janeiro de 1999 ou adaptados à Lei nº 9.656/98 e para o período de maio de 2023 e abril de 2024.


No Brasil são quase 8 milhões de beneficiários, o que representa aproximadamente 16% dos 50,6 milhões de consumidores de planos de assistência médica. No Ceará, dos 1,33 milhão de consumidores, 341,98 mil serão atingidos pelo aumento, pois fazem parte do universo de planos individuais e familiares.


O índice de 2023 foi apreciado pelo Ministério da Fazenda e aprovado em reunião de Diretoria Colegiada na manhã desta segunda-feira e a decisão será publicada no Diário Oficial da União (DOU).


Quando meu plano de saúde vai ficar mais caro?

O reajuste poderá ser aplicado pela operadora no mês de aniversário do contrato, ou seja, no mês da data de contratação do plano.


Vai ter cobrança retroativa nos planos de saúde?

No caso dos contratos com aniversário em maio, junho e julho, será autorizada a cobrança retroativa relativa a esses meses.


Onde posso ver se o reajuste do meu plano de saúde foi aplicado?

Os beneficiários de planos individuais e familiares devem ficar atentos aos seus boletos de pagamento e observar se o percentual aplicado é igual ou inferior ao definido pela ANS , de 9,63%,  e se a cobrança com o índice de reajuste está sendo feita a partir do mês de aniversário do contrato, que é o mês em que o contrato foi firmado.

Comentários


bottom of page