Ex-prefeitos de pelo menos 16 cidades no Ceará se preparam para disputar prefeituras em 2024
- Romas Sousa

- 21 de mar. de 2024
- 3 min de leitura
Da Capital a cidades do interior, ex-prefeitos anunciam pré-candidatura em tentativa de voltar ao poder

Pelo menos 16 cidades cearenses podem ver nas urnas, em 2024, rostos já conhecidos por gestões passadas nas prefeituras. Levantamento do Diário do Nordeste mostra que, até março, 17 ex-prefeitos anunciaram pré-candidatura para o pleito de outubro. Há casos como o de Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza, que tem dois ex-prefeitos pré-candidatos, Naumi Amorim (PSD) e Zé Gerardo (PDT).
Entre as estratégias divulgadas, o PSD é o partido que lidera na estratégia de apostar em ex-prefeitos, com 10 dos 16 ex-prefeitos. MDB, PSB, PDT e PT também já anunciaram que entrarão em disputas municipais com nomes conhecidos da população.
Um dos anúncios mais recentes é o do ex-prefeito do Cedro, Nilson Diniz (PSB). Além da tentativa de retorno para o terceiro mandato, Nilson chega para a disputa apoiado pelo atual prefeito, Joãozinho de Titico, seu indicado em 2020, mas que desistiu de tentar reeleição para se dedicar à família, segundo o gestor.
"Tivemos uma reunião com as nossas lideranças, amigos, aqui, em Cedro, e nós tomamos uma decisão. Tomei a decisão de que, nesse momento, eu preciso me dedicar à minha família, preciso ter um tempo para mim e, nesse sentindo, não irei concorrer à reeleição nesse pleito de 2024. Apresento aqui, em ato contínuo, o meu pré-candidato a prefeito, Dr. Nilson Diniz", declarou João de Titico.
Até agora, são 16 os municípios cearenses que devem ter figuras políticas já conhecidas tentando voltar ao poder na eleição deste ano. São eles:
Fortaleza, com a ex-prefeita Luizianne Lins (PT);
Caucaia, com os ex-prefeitos Naumi Amorim (PSD) e Zé Gerardo (PDT);
Eusébio, com o ex-prefeito Edson Sá (PSB);
Solonópole, com o ex-prefeito Webston Pinheiro (PSD);
Cruz, com o ex-prefeito Adauto Mendes (MDB);
Baturité, com o ex-prefeito Ivo Júnior (PSD);
Tejuçuoca, com o ex-prefeito Edilardo Eufrásio (MDB);
São Gonçalo do Amarante, com o ex-prefeito Cláudio Pinho (PDT);
Alcântaras, com o ex-prefeito Eliésio Fonteles (PSD);
Jaguaretama, com a ex-prefeita Luzia Saldanha (PSD);
Nova Russas, com o ex-prefeito Marcos Alberto (PSD);
Amontada, com o ex-prefeito Edivaldo de Jesus (PSD);
Paraipaba, com a ex-prefeita Joana D'arc (PSD);
Santa Quitéria, com o ex-prefeito Fabiano Lobo (PSD);
Pacoti, com o ex-prefeito Kiko Santos (PSD);
Cedro, com o ex-prefeito Nilson Diniz (PSB).
Outro município onde o nome de um ex-gestor também é lançado como pré-candidato da situação é Solonópole. Lá, a prefeita Ana Vládia (PSD), eleita em 2020, não vai disputar a reeleição para apoiar a candidatura do ex-prefeito Webston Pinheiro (PSD). Ele esteve à frente do município de 2013 a 2020, sendo o primeiro gestor da cidade a ser reeleito, em 2016.
"Com grande respeito e responsabilidade, venho compartilhar uma decisão significativa sobre o futuro do nosso amado município. Desde o princípio, sempre compartilhei com meus familiares a convicção de que meu projeto de gestão seria restrito aos quatro anos de mandato. É com confiança e convicção que anunciamos o nome do ex-prefeito, Webston Pinheiro, como pré-candidato à Prefeitura de Solonópole", declarou Ana Vládia nas redes sociais.
OPOSIÇÃO
Nos demais municípios, esse cenário nem sempre se repete. Com foco em aumentar o número prefeituras com candidaturas de oposição ao grupo local, o PSD é o partido que tem mais ex-prefeitos como pré-candidatos: dez, até o momento. Além da sigla, também há pré-candidaturas de ex-gestores cearenses no MDB (2), PDT (2), PSB (2) e PT (1).
Presidente do PSD no Ceará, Domingos Filho ressaltou que a estratégia busca reavivar na memória do eleitor uma gestão boa frente a uma que "não vai bem",
"Nós temos hoje 60 pré-candidatos a prefeito, dos quais 25 são atuais prefeitos e prefeitas, candidatos à reeleição. E há um conjunto expressivo de ex-prefeitos. (...) Normalmente, os ex-prefeitos são candidatos de oposição, e isso faz com que a lembrança do eleitor, em função de uma gestão que não vai bem, chame de volta quem já passou. Daí surge muito ex-prefeito"
DOMINGOS FILHO
Presidente do PSD Ceará
Além de Solonópole, o partido também anunciou ex-prefeitos para a disputa em Caucaia, Baturité, Alcântaras, Jaguaretama, Nova Russas, Amontada, Paraipaba, Santa Quitéria e Pacoti.
FORTALEZA
Em Fortaleza, a ex-prefeita Luizianne Lins (PT), atualmente deputada federal, é pré-candidata de oposição ao prefeito José Sarto (PDT). Prefeita de Fortaleza por dois mandatos, de 2004 a 2012, ela tenta voltar ao Paço Municipal desde 2016, mas sem sucesso. Nas últimas duas disputas na Capital, em 2016 e 2020, ela ficou em terceiro lugar.





Comentários