top of page

Estado do Ministro da Educação, Ceará tem a quinta maior taxa de analfabetismo no Brasil

  • Foto do escritor: Romas Sousa
    Romas Sousa
  • 13 de jun. de 2023
  • 1 min de leitura

Nordeste foi a região que registrou os piores índices, segundo dados da Pnad Contínua; 12% da população do Ceará ainda não sabe ler e escrever

De acordo com dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), o analfabetismo no estado recuou nos últimos sete anos. Porém, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgou na última quarta-feira (7) que o Ceará ainda tem uma das maiores taxas de analfabetismo do país.


De acordo com os dados, O percentual da população com 15 anos ou mais que não ler e escrever é de 12%. O número se refere ao ano de 2022, o último ano de mandato do ex-governador e agora Ministro da Educação, Camilo Santana (PT).


Apesar de um pequeno avanço da alfabetização, em 2,3%, os números do Ceará estão longe de serem confortáveis. O estado fica, ainda, acima da média da região Nordeste, que tem os piores indicativos. O analfabetismo na região alcança 11,7% da população. O percentual é bem maior do que a média nacional: 5,6%.

São mais de 3,3 milhões de cearenses com 25 anos ou mais não concluíram o ensino médio, este grupo corresponde a maior parcela da população do Ceará.


O Ceará é o quinto estado com o maior número de analfabetos do Brasil. No País, a taxa média de analfabetismo é de 5,6%, segundo o IBGE. O estado com a maior taxa de analfabetismo do Brasil é o Piauí, com 14,8%. Na sequência vem Alagoas (14,4%), Paraíba (13,6%), Maranhão (12,1%) e Ceará (12%).

Comentários


bottom of page