top of page

STF cria programa para combater noticias falsas contra a corte

  • Foto do escritor: Romas Sousa
    Romas Sousa
  • 31 de ago. de 2021
  • 1 min de leitura

O programa foi assinado pelo presidente do STF Luíz Fux

O Supremo Tribunal Federal (STF) criou o Programa de Combate à Desinformação (PCD), com o objetivo de combater "Notícias Falsas contra a corte e seus ministros". Assim como também tem o objetivo de combater "todo discurso de ódio".


A corte já vem fazendo o combate a noticias falsas contra a corte e contra os ministros, já no início do ano uma página de "checagem de notícias" no site da corte, "desmentiu" um vídeo do presidente da república na qual acusava a corte de tirar poderes do presidente na tomada de decisões em ações relacionadas a pandemia. O STF transferiu autonomia do presidente da republica para estados e municípios.


Marco Aurélio Mello estabeleceu, em decisão liminar (provisória) proferida na terça feira (24/03/2020), que governadores e prefeitos têm autonomia para determinar restrições à locomoção das pessoas em Estados e municípios. Eis a íntegra da decisão. E em (05/03/2021) a corte decidiu por manter a autonomia, retirando assim ações do presidente.


A ideia é criar uma página no site da corte onde é denominada de #VerdadesdoSTF, a Corte atuará para "desmentir boatos e notícias falsas" sobre o tribunal e seus integrantes, em uma das medidas do pacote.


A corte ainda informou que irá trabalhar na capacitação de jornalistas e influenciadores digitais, com a finalidade de evitar a propagação de informações fraudulentas.

O pacote de verdades do STF ressalta "que as fake news minam a confiança nas instituições e prejudicam a democracia."

header.all-comments


bottom of page