Por que a FIFA quer tanto uma Copa do Mundo à cada 2 anos?
- Anderson Oliveira
- 4 de out. de 2021
- 0 min de leitura

Em ano de Copa do Mundo de futebol masculino o faturamento da FIFA escalona a níveis absurdamente maiores do que a de anos sem Copa do Mundo. Para se ter uma ideia, em 2018 o faturamento foi de quase dois milhões de dólares enquanto nos três anos anteriores houve prejuízo. Fica fácil entender essa relação dado que o grosso desse faturamento vem das empresas que pagam pelo direito de transmitir imagens.
Portanto, a FIFA quer pura e simplesmente lucrar mais e a saída é fazer Copas do Mundo a cada dois anos.
Isso reflete sobre a real necessidade de submeter times e jogadores a um calendário draconiano - o calendário atual - e pergunta se esse não seria o maior ponto de atenção: olhar para a carga de jogos, para o cansaço dos atletas, para a saúde física e emocional dos atores desse espetáculo e pensar como resolver essa questão.
Não me parece que essa seja uma preocupação para a FIFA que, em nome do lucro, segue sua cruzada para mostrar que uma Copa a cada dois anos é o que a audiência quer.
Para provar sua verdade, encomendou uma pesquisa que revelou justamente o oposto: o público não quer uma Copa a cada dois anos. Entre outros motivos porque a iniciativa banalizaria o evento, obviamente.
Mas o capital nunca deixa de seguir com fúria e ousadia seu curso acumulativo e é apenas natural que todas as manobras sejam realizadas para justificar a realização de uma Copa do Mundo a cada dois anos. Aguardemos, portanto.





Comentários