top of page

Luta pela classificação e integração base-profissional: o sucesso do Ceará no Brasileirão Sub-20

  • Foto do escritor: Romas Sousa
    Romas Sousa
  • 22 de mai. de 2024
  • 3 min de leitura

Alison Henry e Zé Neto falam sobre bom momento do time no Brasileirão

O Ceará vai, nesta quarta-feira (22), em busca da sua quinta vitória consecutiva no Brasileirão Sub-20 2024. O Vovô entra em campo às 15h, na Cidade Vozão, para enfrentar o Cruzeiro, em partida válida pela oitava rodada do Campeonato Brasileiro Sub-20.


O “Vovozinho” chega empolgado para o confronto após vencer quatro jogos consecutivos na competição, contra Corinthians, São Paulo, Bahia e Botafogo. A equipe ocupa atualmente a quinta colocação, com 13 pontos, dentro da zona de classificação.


O Diário do Nordeste conversou com Alison Henry, técnico do time, e com Zé Neto, lateral-direito e capitão da equipe, para entender melhor a boa fase do Ceará na competição e as perspectivas do clube para as próximas rodadas do torneio.


BOM MOMENTO E LUTA PELA CLASSIFICAÇÃO

De acordo com o regulamento da competição, ao final de 19 rodadas, os oito primeiros colocados da competição avançam para as quartas de final. Restando 12 rodadas, o Ceará está dentro da zona de classificação e vê com bons olhos a chance de avançar.

Nosso primeiro objetivo certamente é buscar uma classificação, algo inédito aqui no clube. [...] Nossa sequência de vitórias é algo que a gente fica muito feliz, porque mostra a força do trabalho, do elenco, e a gente tem total capacidade de conseguir manter um bom desempenho e os bons resultados para que possa alcançar o primeiro objetivo: a classificação.

Alison Henry

Treinador do time Sub-20 do Ceará


Para Alison Henry, treinador do time Sub-20 do Ceará, o bom desempenho do time na competição é, na verdade, um trabalho de longo prazo, que passa pelo que vem sendo desenvolvido pelo clube desde a temporada 2019.


“A gente vem construindo isso há um bom tempo. [...] Começou a participação em Brasileiros de forma sequenciada desde 2019 e de lá para cá a gente tem conseguido amadurecer bastante o processo de formação do clube. [...] A grande maioria desses atletas vem desde o Sub-15, o que é muito importante dentro do processo de formação, a continuidade e a promoção de atletas de uma categoria para outra”, completou.


Dentro de campo, uma das referências da equipe é o lateral-direito Zé Neto, que tem sido escolhido pela comissão técnica como o capitão da equipe. Natural de João Pessoa (PB), ele também valoriza a campanha que o Ceará tem feito no Brasileirão Sub-20.


A gente vem em uma sequência que, querendo ou não, poucas equipes fizeram até então. A gente sabe do nosso potencial, sabe que o que está fazendo é muito grande. Estamos muito focados para conseguir o nosso objetivo: classificar e buscar coisas grandes. [...] Está todo mundo em um momento muito legal, com a auto-estima muito alta.

Zé Neto

Lateral do Sub-20 do Ceará


Zé Neto deve ser mais uma vez titular nesta quarta-feira (22), quando o Vovô recebe o Cruzeiro na Cidade Vozão, em Itaitinga (CE). Para o jogador, o fator casa pode ajudar, já que o time vem de duas vitórias seguidas em casa.


“As expectativas são as melhores possíveis para o jogo de amanhã. [...] A equipe se preparou muito bem. Nessa questão de expectativa sempre são as melhores possíveis, ainda mais em um jogo em casa, que a gente vem mandando muito bem em casa”, disse.


NÚMEROS DO CEARÁ NO BRASILEIRÃO SUB-20

  • Jogos: 7

  • Vitórias: 4 (Corinthians, São Paulo, Bahia e Botafogo)

  • Empates: 2 (Bragantino)

  • Derrota: 2 (Palmeiras e Santos)

  • Pontuação: 13 (5ª colocação)

  • Aproveitamento: 61%

  • Gols feitos: 14

  • Gols sofridos: 13


INTEGRAÇÃO ENTRE BASE E PROFISSIONAL

Zé Neto tem apenas 18 anos, mas tem um sonho claro em sua mente: estrear profissionalmente com a camisa do Ceará. O jogador ainda não recebeu oportunidades de Vagner Mancini, mas trabalha forte para aproveitar a oportunidade quando esta chegar.

Desde pequeno é um sonho poder estrear profissionalmente e esse sonho aumentou muito mais depois que eu cheguei no Ceará, em 2021, fui muito bem acolhido, me apaixonei pelo clube, pela torcida. Estou trabalhando todos os dias, claro que hoje a minha cabeça está no Sub-20, eu quero ajudar a equipe aqui, mas sempre pensando em uma oportunidade lá para quando chegar eu estiver pronto.

Zé Neto

Lateral do Sub-20 do Ceará

Alison Henry explicou que atualmente, cerca de dez atletas do Sub-20 do Ceará estão hoje sendo aproveitados no time profissional. O treinador explicou que esses atletas treinam com o time profissional e a comissão técnica do Sub-20 recebe relatórios do departamento profissional.


Essa integração base-profissional vai favorecendo com que a gente consiga formar melhores atletas e aí com essa melhor formação a gente consegue entregar melhores atletas da base ao profissional, atletas em alto nível, atletas que consigam trazer retorno tanto desportivo como retorno financeiro futuro para o clube.

Alison Henry

Técnico do Sub-20 do Ceará


“É um trabalho de muitas mãos, digamos assim, é uma integração base-profissional muito bem alinhada, o departamento de futebol profissional sempre em constante comunicação conosco”, completou o treinador.

Comentários


bottom of page