top of page

Homem é condenado pela morte de vereador e policial em Juazeiro

  • Foto do escritor: Romas Sousa
    Romas Sousa
  • 29 de mai. de 2023
  • 1 min de leitura

Damião Érico Cavalcante Nicolau foi sentenciado a 22 anos e seis meses de prisão

A Justiça condenou a 22 anos e 6 meses de prisão Damião Érico Cavalcante Nicolau, de 36 anos, acusado de ser mandante dos assassinatos do vereador Amarílio Pequeno da Silva e do policial civil José Alves Bezerra. O duplo homicídio ocorreu em 21 de setembro de 2011 na Praça Feijó de Sá (Praça do Giradouro), em Juazeiro do Norte, no Cariri Cearense.


A sentença foi proferida após sessão do Tribunal do Júri realizada nessa quinta-feira, 25. Conforme a decisão, Damião Érico, conhecido Damiãozinho ou Vela, ordenou o crime enquanto estava preso, fazendo uso indevido de celular.


Damião Érico foi preso em 26 de abril de 2022 em São Paulo (SP). À época, ele constava na lista dos mais procurados pela Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS).


Em entrevista coletiva, a Polícia Civil afirmou que Damião Érico era “o principal fornecedor de drogas do Sul do Ceará” e que havia indicativos de que ele movimentava mais de R$ 2 milhões de drogas por mês.



Além de Damião Érico, outros homens já foram condenados pelo crime. Conforme a investigação, Jonatan Marcos de Oliveira foi quem atirou nas vítimas, enquanto Paulo Victor Lopes Monteiro atuou na contratação de Jonatan e Ramon Gonçalves Vital, que foi quem deu fuga ao executor.


Interceptações telefônicas foram usadas como provas contra os acusados, obtidas através da operação Carrossel, como foi batizada.

Comentários


bottom of page