top of page

De Fortaleza ao Rock In Rio: banda O Surto marcou a música pop dos anos 2000

  • Foto do escritor: Romas Sousa
    Romas Sousa
  • 26 de abr. de 2023
  • 2 min de leitura

Do começo de carreira marcado pelo metal e letras de protesto, ao sucesso radiofônico de "A Cera", grupo nordestino cravou sua história no rock nacional

A morte de Reges Bolo pegou de surpresa os inúmeros fãs da banda O Surto. Criados em Fortaleza, em 1994, o grupo nordestino trilhou toda uma estrada única no cenário musical. Começaram no cenário underground, migraram para o Sudeste em busca de espaço e atingiram o estrelato com o hit "A Cera".


A canção foi o sucesso naqueles primeiros anos do século. Teve trilha sonora em "Malhação", entrevistas na TV, turnê no Japão e o show que balançou o Rock In Rio 2001.


Consolidava o quarteto que reunia, além do cearense Bolo, o conterrâneo Wilclei Magalhães (guitarra) e os potiguares Franklin Medeiros (baixo) e Jucian Carlos (bateria).


Percorremos a trajetória da banda. Do começo marcado pelo metal ao auge radiofônico, O Surto ultrapassou fronteiras e escreveu o nome na cena rock nacional. Nos bastidores, superações, quedas e amizade. "O que posso dizer é que estou com muita saudade do meu amigo", resumiu o músico Wilclei Magalhães.


SURTO NA SELVA DE CONCRETO

Por telefone, o guitarrista destacou o caráter guerreiro do parceiro de banda. Tal característica influenciou na construção e batalha pela arte que criavam. "Fomos à 'Selva de Concreto' juntos, na loucura, e deu no que deu", conta emocionado.


"Tínhamos um repertóriosempre lembrando do nosso Nordeste, de nossa raiz, desse solo onde nascemos. Será um espaço que fica aí na minha história, compartilha Wilclei. E essa trajetória remete à cena rock da capital cearense na metade dos anos 1990.


Quando despontou no cenário brasileiro, O Surto equilibrava uma mistura sonora que abraçava, entre outras ideias, o hardcore, pop e reggae. Contudo, antes da fama esmagadora de "A Cera", os cearenses se destacaram pela mistura de várias vertentes do metal e letras que denunciavam injustiças e mazelas.


Em 1995, quando ainda eram apenas "Surto", a banda gravou a demo-tape "Vida Morta". Além da faixa título, as sete pedradas do material reuniam faixas como "Medo", "Futuro Devasto" e "Jangurussu", esta última um crossover entre thrash e hardcore que denunciava aos gritos: "O que temos pra comer?".

Comentários


bottom of page