top of page

Clubes aprovam e limite de estrangeiros aumenta para nove na Série A de 2024

  • Foto do escritor: Romas Sousa
    Romas Sousa
  • 6 de mar. de 2024
  • 2 min de leitura

O Fortaleza é o segundo time da Série A com o maior número de estrangeiros, nove no total, mesma quantidade do Botafogo. Athletico e Grêmio, com dez, lideram o ranking

Em reunião na sede da CBF, representantes dos 20 clubes da Série A do Brasileiro e dirigentes da entidade aprovaram algumas novidades para a edição desta temporada do torneio. Entre elas, o aumento do limite de estrangeiros inscritos.


Na decisão obtida em consenso, as equipes poderão inscrever até nove jogadores de fora do país. Até o ano passado, o limite era de sete atletas estrangeiros por clube. Vale ressaltar que o Fortaleza é atualmente o segundo time da Série A com mais “gringos”.


No momento, Grêmio e Athletico-PR lideram o ranking com 10 gringos em seus elencos, conforme os sites oficiais dos clubes. Em seguida, vêm Fortaleza e Botafogo, ambos com nove atletas de fora do Brasil. O Juventude é o único clube da Série A sem um estrangeiro no elenco.


O Leão do Pici teve um aumento no número de estrangeiros nessa temporada com a chegada dos zagueiros Tomás Cardona e Kuscevic. Além dos remanescentes das últimas temporadas: Gonzalo Escobar, Pochettino, Brítez, Lucero, Machuca, Kervin Andrade e Tobias Figueiredo.


Árbitro explicará decisão aos torcedores por meio do sistema de som dos estádios

Na nota divulgada pela CBF, a entidade informou que os árbitros vão explicar as decisões revisadas pelo VAR ao público nos jogos do Campeonato Brasileiro. Os anúncios serão feitos pelo microfone que os árbitros já usam. A Comissão de Arbitragem da CBF recebeu a aprovação da FIFA para implementar a medida e a novidade foi testada recentemente na final da Supercopa Feminina 2024.


Confira o ranking de times com mais estrangeiros e/ou naturalizados:

  1. Athletico: 10

  2. Grêmio: 10

  3. Fortaleza: 9

  4. Botafogo: 9

  5. Internacional: 8

  6. São Paulo: 8

  7. Vasco: 7

  8. Atlético-MG: 6

  9. Corinthians: 6

  10. Flamengo: 6

  11. Atlético-GO: 5

  12. Bahia: 5

  13. Bragantino: 5

  14. Criciúma: 5

  15. Cruzeiro: 5

  16. Palmeiras: 5

  17. Fluminense: 4

  18. Cuiabá: 3

  19. Vitória: 2

  20. Juventude: 0

Comentários


bottom of page