top of page

CBF anuncia mudanças em VAR e impedimento para Série A de 2023

  • Foto do escritor: Romas Sousa
    Romas Sousa
  • 6 de abr. de 2023
  • 1 min de leitura

Dentre os pontos, os árbitros terão de comunicar as decisões do VAR ao estádio

A comissão de arbitragem da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou, nesta quarta-feira (5) novidades para a Série A do Campeonato Brasileiro de 2023. Dentre os pontos de mudança, os juízes terão de comunicar as decisões do árbitro de vídeo (VAR) para todos os estádios e haverá maior número de acréscimos.


“A arbitragem vai comentar, em breves palavras, a decisão técnica e disciplinar. Se foi cartão ou não, se foi pênalti ou não. Ou se ele mantém a decisão. Isso será transmitido no telão e é importante para quem está no estádio e quem acompanha pela TV”. WILSON SENEME Presidente da comissão de arbitragem da CBF

No âmbito técnico, em caso de impedimento, quando a linha do atacante estiver sobreposta à do zagueiro na imagem, a nova orientação é de validação do gol. A alteração existiu após um pedido dos clubes.


Já a questão disciplinar ganhou mais rigor, principalmente em episódios envolvendo o VAR. A CBF estimou que, sempre que um jogador reclamar sobre o uso do equipamento, deve receber amarelo.


TEMPO DE ACRÉSCIMOS

No tempo regulamentar, a tendência é de que os jogos apresentem um maior número de acréscimo. A alteração ocorre após recomendação da Fifa na Copa do Mundo: o período excessivo, seja em comemoração ou pênalti, precisa resultar no período acrescido pela arbitragem.

Para o aquecimento, a proposta da CBF é reduzir para apenas seis jogadores por clube. Logo, as comissões técnicas precisarão instaurar um rodízio no momento de promover atividade do banco.



Comentários


bottom of page