Aumenta para 39 o número de açudes sangrando no Ceará
- Romas Sousa

- 29 de mar. de 2023
- 2 min de leitura
Mais 13 açudes podem atingir 100% da capacidade máxima nos próximos dias. Seis reservatórios ainda não chegaram nem a 1%

Em um dia, o total de açudes sangrando no Ceará passou de 37 para 39. O volume acumulado global do Estado (37,5%) é o melhor desde 2013 — quando alinhado à mesma data. Os dados são do portal hidrológico da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), com base nos dados da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), e traz dados desta terça-feira, 28.
Outros 13 açudes podem atingir capacidade máxima nos próximos dias, caso as chuvas persistam: Forquilha (96.03%), Jatobá II (90.64%), Curral Velho (92.51%), São José II (94.95%), Diamantino II (99.47%), São Mateus (95.93%), Batente (91.89%), Catucinzenta (93.49%), Cauhipe (93.89%), Macacos (92.9%), Malcozinhado (96.83%), São Domingos II (96.27%), Ubaldinho (98.77%).
Em contrapartida, 56 açudes sequer ultrapassam 30% de capacidade. Destes, seis não atingiram volume superior a 1%: Forquilha II (0%), Cedro (0,5%), Salão (0,03%), Sousa (0,07%), Madeiro (0,07%) e Barra Velha (0,26%).
A Cogerh ratificou, através de nota, que o desigualdade de aporte as bacias cearenses ocorre por conta da má distribuição das chuvas no tempo e no espaço. “Prova disto é a situação diferenciada nas regiões do Ceará”, revela um trecho. Todavia, a Companhia assegura que os 157 açudes monitorados seguem em quadro controlado.
Para tanto, as bacias localizadas mais a região Norte, como a do Acaraú, Coreaú e Litoral, registram volumes acima de 70% da capacidade. Já as bacias do Banabuiú, no Sertão Central do Estado e dos Sertões de Crateús, registram volumes inferiores a 17%, devido aos repetidos cenários de seca e faltas de chuvas expressivas dos últimos anos.
De acordo com o prognóstico da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), até esta quinta-feira, 30, o céu poderá variar de nublado a parcialmente nublado, com chuva em todas as macrorregiões, sendo de forma isolada na Jaguaribana e Sertão Central e Inhamuns.
Açudes no Ceará: veja a lista de reservatórios sangrando
Acarape do Meio, Redenção
Acaraú Mirim, Massapê
Angicos, Coreaú
Aracoiaba, Aracoiaba
Arrebita, Forquilha
Cachoeira, Aurora
Caldeirões, Saboeiro
Frios, Umirim
Gameleira, Itapipoca
Gangorra, Granja
Gerardo Atimbone, Sobral
Germinal, Palmácia
Itapajé, Itapajé
Itapebussu, Maranguape
Itaúna, Granja
Jatobá, Milhã
Jenipapo, Meruoca
Junco, Granjeiro
Missi, Miraíma
Mundaú, Uruburetama
Muquém, Cariús
Pacajus, Chorozinho
Patos, Sobral
Patu, Senador Pompeu
Pesqueiro, Capistrano
Poço Verde, Itapipoca
Quandú, Itapipoca
Rosário, Lavras da Mangabeira
Santo Antônio de Aracatiaçu, Sobral
São José I, Boa Viagem
São Pedro de Timbaúba, Miraíma
São Vicente, Santana do Acaraú
Sobral, Sobral
Tijuquinha, Baturité
Trapiá III, Coreaú
Tucunduba, Senador Sá
Valério, Altaneira
Riacho do Sangue, Solonópole
Olho d’Água, Várzea Alegre





Comentários