top of page

Instituto Paraná aponta Ciro com 44,8%; Elmano, 34,2%; e Girão, 7,9% na disputa pelo Abolição

  • Foto do escritor: Romas Sousa
    Romas Sousa
  • há 3 horas
  • 1 min de leitura

Cenário na pesquisa espontânea é marcado por alto índice de indefinição do eleitorado

Na manhã desta quinta-feira (22), foi divulgado um novo levantamento feito sobre a disputa pelo Governo do Ceará. À frente da pesquisa está o Instituto Paraná, em parceria com o Portal CN7, a Rede Plus FM e o Jornal do Cariri. Ao todo, foram ouvidos 1.502 eleitores em 68 municípios, entre os dias 17 e 21 de janeiro. O grau de confiança é de 95% e a margem de erro é de 2,6 pontos percentuais, para mais ou para menos.


Conforme apresentou o Portal CN7, o cenário na pesquisa espontânea é marcado por alto índice de indefinição do eleitorado. Ciro Gomes aparece à frente (15%), seguido por Elmano de Freitas (12,3%), Camilo Santana (4%), Eduardo Girão (0,9%), Professor Jarir Pereira (0,1%). Outros nomes citados ficaram com 1,1%; Não sabe/não opinou: 60,2%; Ninguém/Branco/Nulo: 6,5%. O volume de eleitores que não souberam ou preferiram não opinar supera a soma de todos os nomes citados.


Já no cenário estimulado, quando os nomes são apresentados aos entrevistados, o ex-ministro Ciro Gomes lidera, com 44,8% das intenções de voto. O governador Elmano de Freitas aparece em segundo lugar, com 34,2%. A lista segue com Eduardo Girão (7,9%), Professor Jarir Pereira (1,6%); Não sabe/não opinou (5,3%); Nenhum/Branco/Nulo (6,3%).


Em relação ao segundo turno, numa simulação entre Ciro e Elmano, o levantamento indica vantagem do ex-presidenciável. Os indecisos e os brancos e nulos permanecem dentro de patamar semelhante ao observado no cenário estimulado: Ciro Gomes (51,9%), Elmano de Freitas (37,2%), Não sabe/não opinou (4,5%), Nenhum/Branco/Nulo (6,4%).

Comentários


bottom of page