A Importância do exercício físico para saúde do indivíduo
- Antonio Joales
- 6 de set. de 2021
- 3 min de leitura
O ideal é que se faça pelo menos 150 minutos de atividade física aeróbica de intensidade moderada durante a semana.

Sabemos que não é segredo para ninguém que são diversos os benefícios proporcionados pela atividade física. Quando um indivíduo adota essa prática, é possível obter uma série de vantagens para sua saúde, como o bem estar e uma melhor qualidade de vida para as pessoas, seja no âmbito pessoal, seja no profissional. Infelizmente, o que vemos é que nem todos os indivíduos adotam a ideia, principalmente após a chegada da tecnologia, que, de forma indireta, incentiva a população a levar uma vida mais sedentária.
É importante e necessário que nós, seres humanos, possamos buscar nos conscientizarmos sobre a importância de manter o corpo em movimento.
O que é atividade física?
“Atividade física é qualquer movimento do corpo que consome energia, ou seja, promove um gasto energético acima do nível de repouso”. Ela é compreendida como um comportamento que pode causar a aptidão física (capacidade de realizar as atividades do dia a dia com tranquilidade e sem muito esforço) e ainda assumir-se como determinante na saúde física, mental e na capacidade funcional.
- Exemplos de atividade física:
Atividade aeróbia (correr, caminhar, nadar, pedalar, subir degraus etc.);
Atividade de fortalecimento muscular (treino com halteres, agachamentos, flexões etc.);
Atividade de fortalecimento ósseo (pular corda, jogar tênis etc.).
Segundo a OMS - Organização Mundial de Saúde - a falta da atividade física na rotina do indivíduo já é o quarto principal fator de risco para a mortalidade em todo o mundo.
O que é exercício físico?
O exercício físico é toda atividade física planejada, estruturada e repetitiva que tem como objetivo melhorar um ou mais componentes da aptidão física.
Algumas atividades diárias podem promover melhorias nos índices de aptidão física, porém, não devem ser consideradas como exercício físico. Um exercício físico é toda atividade física sistematizada que conta com uma duração de tempo específica e sequências de movimentos para diferentes partes do corpo.

Principais benefícios da Atividade Física?
Ao realizarmos uma atividade física, notamos que essa prática é responsável por aumentar a qualidade de vida do indivíduo. Entre as suas principais vantagens, podemos ressaltar:
- Redução da tendência à depressão;
- Aumento da sensação de energia não somente para o trabalho, mas também para aproveitar o tempo livre;
- Auxílio na realização das atividades diárias, eliminando o cansaço e aumentando, assim, a produtividade;
- Ajuda a dormir e a repousar melhor;
- Melhora da autoimagem;
- Melhora a circulação do sangue e mantém ossos e articulações saudáveis;
- Ajuda a controlar o peso;
- Aumenta a disposição no dia a dia;
- Promove bem-estar físico e mental.
Dessa forma, podemos ver que são inúmeros os benefícios que a atividade física proporciona ao ser humano, em especial, podemos destacar que um dos principais dentre todos eles, está o fato de a atividade física prevenir que o indivíduo desenvolva uma série de doenças. Ao contrário do que se imagina, não é preciso ser um atleta, de fato, para fugir do sedentarismo. Segundo a OMS, para ser considerado um indivíduo fisicamente ativo, o ideal é que se faça pelo menos 150 minutos de atividade física aeróbica de intensidade moderada durante a semana. Caso deseje benefícios à saúde mais significativos deve-se haver o aumento da atividade física aeróbica de intensidade moderada para 300 minutos por semana, e se houver a junção da atividade física aeróbica com as atividades de fortalecimento muscular, será ainda melhor para o indivíduo.
É importante saber que a falta dos hábitos saudáveis, assim como sedentarismo (falta de atividades físicas em pessoas de qualquer faixa etária) gera sérios danos à saúde. Sendo eles:
- Risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares;
- Aumento de peso;
- Risco de contrair resfriados por causa da baixa imunidade
- Facilidade para desenvolver doenças psicológicas, como é o caso do transtorno de ansiedade;
- Problemas relacionados a fraqueza dos ossos, como artrite, artrose e osteoporose;
- Entre outros.
Uma dica importante é que cada pessoa escolha a atividade de acordo com sua finalidade. Pode ser um exercício aeróbico, de força, de velocidade ou equilíbrio, contanto que seja realizado de forma organizada, pois contribui com a performance do praticante. A melhor forma de obter êxito nesse processo é escolher uma atividade que agrade a pessoa, que lhe traga prazer e bem estar ao pratica-la. Um estilo de vida mais ativo, com a inclusão da prática da atividade física e com pequenas alterações na rotina do dia a dia permitem que os indivíduos reduzam os riscos de doenças crônicas e podem contribuir para melhorar a qualidade de vida. Desse modo, é fundamental que não esqueçamos dos benefícios que à atividade física nos proporciona e, sempre que possível, praticarmos os nossos exercícios preferidos. É importante também levar esse pensamento para os nossos familiares e amigos, incentivando-os a aproveitarem as vantagens desse estilo de vida. Ao investir em saúde, bem-estar e qualidade de vida, todos nós estaremos ganhando!

Antônio Joales Leandro Duarte
Profissional de Educação Física – CREF 6755-G/CE
Vida Ativa Academia, Rua José Bezerra Sobrinho, 06, Praça Santo Antônio, Várzea Alegre.





Comentários