top of page

UFCA firma parceria com Prefeitura de Juazeiro para realizar programa de melhorias na gestão pública

  • Foto do escritor: Romas Sousa
    Romas Sousa
  • 30 de mar. de 2022
  • 2 min de leitura

A iniciativa inovadora em política pública conecta ciência, tecnologia & inovação com necessidades da administração pública, dotando áreas consideradas de alta prioridade e avaliadas como candidatas a se beneficiarem do aporte do conhecimento

A Universidade Federal do Cariri (UFCA) assinou nesta terça (29) um convênio com a Prefeitura de Juazeiro para a realização do Programa Eficiência: Pesquisa na Gestão Pública – Projeto Gestão Baseada em Dados.


A solenidade ocorreu às 9h no auditório da Secretaria de Educação de Juazeiro do Norte, contando com a presença do reitor da UFCA (professor Ricardo Ness) e do prefeito do Município (Glêdson Bezerra).


O projeto, de iniciativa do professor e pesquisador Roberto Ramos, do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA/UFCA), tem como objetivo implementar um piloto que pretende modernizar a gestão municipal, por meio de processos de gestão e de decisão baseada em dados, a partir da integração de sistemas de informações das secretarias municipais. A ideia surgiu a partir do programa Cientista Chefe, do Governo do Estado, implementado no Ceará em 2018.


A iniciativa inovadora em política pública conecta ciência, tecnologia & inovação com necessidades da administração pública, dotando áreas consideradas de alta prioridade e avaliadas como candidatas a se beneficiarem do aporte do conhecimento. Atualmente, há 19 cientistas chefes em áreas como Saúde, Educação, Segurança Pública, Cultura, Ciência e Tecnologia, entre outras, com inovações desenvolvidas, conforme Roberto Ramos, que já geraram para o Estado uma economia em aquisições da ordem de R$ 110 milhões.


Durante dois anos, toda a equipe trabalhará para desenvolver três entregáveis para o município. O primeiro será o mapeamento de processos dos setores (secretarias) da Prefeitura. O segundo prevê a entrega de sistemas informatizados que permitam o funcionamento eficiente da Prefeitura. Já o terceiro trata-se de um estudo para a expansão do programa na Prefeitura e a elaboração de um guia com modelo de implementação com legislação própria, modelos de editais, ferramentas de análise, indicadores de impacto e mensuração de resultados.


Para desenvolver as atividades, o acordo prevê financiamento total de R$ 519.480,00 da Prefeitura, valor que será recebido ao longo dos dois anos por meio da Fundação de Apoio a Serviços Técnicos, Ensino e Fomento à Pesquisas (Fundação Fastef). O investimento será para o pagamento das bolsas do programa. Benefícios Conforme o pesquisador líder do projeto, Roberto Ramos, a iniciativa traz uma série de benefícios para a Prefeitura e para o desenvolvimento da pesquisa na UFCA.

Comentários


bottom of page