top of page

Quais as chances de Sérgio Moro na luta pelo eleitorado nordestino?

  • Foto do escritor: Romas Sousa
    Romas Sousa
  • 7 de dez. de 2021
  • 2 min de leitura

De passagem por Pernambuco, o ex-ministro garantiu o registro clássico entre políticos no Nordeste: a foto com chapéu de cangaceiro

Cotado como pré-candidato pelo Podemos à Presidência da República, o ex-juiz Sérgio Moro iniciou aproximação com o eleitorado nordestino neste fim de semana, no lançamento do seu livro “Contra o Sistema de Corrupção” em Recife (PE). Essa é a primeira vez que ele visita o estado após filiação partidária.


Dar os primeiros passos de uma entrada política no Nordeste, no entanto, não é missão fácil. A região tem histórico de forte apoio a candidatos da esquerda e tem sido alvo de investidas mais intensas do presidente Jair Bolsonaro (PL).


Para especialistas, o ex-ministro da Justiça precisa de habilidade política para atrair aliados e dominar o debate público, além da pauta anticorrupção, para tornar-se relevante em um ambiente historicamente dominado pelo PT.


Na análise de cientistas políticos, as investidas de Moro deverão ocorrer mirando em eleitores indecisos, aqueles que apoiaram a Operação Lava Jato e que, de certa maneira, estão infelizes com o governo Bolsonaro.

Colocando-se como uma terceira via à medida que o atual presidente divide espaço com Lula (PT) no 2º turno, o ex-juiz deverá, segundo análise, ser capaz de montar palanques regionais que independam do cenário político nacional, um desafio atípico na política.

CHAPÉU DE CANGACEIRO

Ao posar com apoiadores em Recife no último domingo (5), Sérgio Moro aparece usando um chapéu de couro, culturalmente ligado ao Cangaço, em um contexto histórico ligado às raízes nordestinas.


A pré-candidatura do ex-ministro é tida por especialistas como mais uma alternativa da chamada terceira via. A real chance de disputa no segundo turno, no entanto, se daria caso os outros expoentes desse espectro se unissem em prol de uma candidatura em comum, realidade pouco provável atualmente.

Comentários


bottom of page