Opinião: Câmara de Juazeiro é melhor e supera a composição anterior
- Romas Sousa

- 15 de fev. de 2025
- 2 min de leitura
A renovação dos vereadores afetou a qualidade do trabalho de fiscalização e os debates lá desenvolvidos.

A Câmara Municipal de Juazeiro do Norte, tem um início de trabalho legislativo superior a toda legislatura passada que começou em Janeiro de 2021 e finalizou em dezembro de 2024. Convém lembrar que ainda está no início dos trabalhos e que muita coisa ainda pode e vai acontecer, portanto, esta análise pode mudar com o passar do tempo.
Começando com uma diferença gritante, a quantidade de horas trabalhadas, mostra visivelmente que os novos parlamentares estão com mais disposição em produzir para o cidadão. A renovação dos vereadores afetou a qualidade do trabalho de fiscalização e os debates lá desenvolvidos.
A principal mudança é que o presidente da casa, Felipe Vasques, apesar de ser um vereador de primeiro mandato, supera todos os presidentes que a Câmara teve na legislatura passada. Sendo eles, Darlan Lobo, Yanny Brena, Bilinha (presidente interino enquanto Darlan estava afastado pela justiça), Raimundo Júnior e principalmente Capitão Vieira.
O jovem presidente está cuidando de modernizar o regimento interno da câmara, buscando garantir punições adequadas a vereadores que faltam sem justificativas plausíveis e diferente dos demais, buscando legislar de forma independente e com harmonia perante o executivo. O que antes era usado como uma casa de guerra, está se tornando uma casa do povo.
As chegadas de Felipe Vasques, Lukão, Vinícius Duarte, Boaz David, Professora Pergentina, Vandinho Pereira e o retorno de Alexandre Sobreira, trouxe um ar de seriedade nos trabalhos. Até mesmo o vereador petista, Barbosa Neto, mostra uma seriedade maior do que todos os opositores ao governo Gledson na legislatura passada. Enquanto a oposição usava a tribuna da câmara com denúncias pirotécnicas cheias de fumaças vazias, Barbosa prometeu e tem se comportado como um opositor que busca mais ajudar do que fazer os shows de sangrar os olhos de quem assistia às sessões da câmara passada.
Eu particularmente, antes dos vereadores atuais começarem a trabalhar, não colocava nenhuma esperança nesta composição. Mas, na prática, eles estão sendo os melhores que passaram na casa legislativa em anos. Não tem comparação. Lembrando que com o passar do tempo e quando as coisas forem mudando, esta análise irá mudar, sem dúvidas.
Os que permaneceram e foram reeleitos Capitão Vieira, Márcio Joias, Raimundo Júnior, Jacqueline Gouveia, Bilinha e Rafael Cearense. Raimundo Júnior, Jacqueline e Rafael progrediram como parlamentares do final do ano passado pra cá, Juazeiro tem muito a ganhar com eles. Por outro lado, Capitão Vieira continua com a mesma tática derrotada que terminou no ano passado e os outros dois, vejo Márcio Joias muito abatido e Bilinha perdido no rolê. Veremos como será o comportamento deles daqui em diante.
Alguns nomes ficaram de fora desta análise, pois ainda não mostraram um protagonismo em assuntos relevantes, seja para o lado positivo ou negativo. A solução é aguardar pra ver se continuarão café com leite frio e monótono ou se vão fazer valer a confiança que a população depositou neles. Juazeiro deu o recado nas urnas e quem não seguir, vai cair igual aos outros que não voltaram.





Comentários