top of page

Opinião: Choquei e a fake news do bem permitida pelo STF

  • Foto do escritor: Romas Sousa
    Romas Sousa
  • 26 de dez. de 2023
  • 3 min de leitura

Plataformas como Jovem Pan, Brasil Paralelo, Terça Livre e pessoas como Osvaldo Eustáquio e Allan dos Santos foram processados e punidos por muito menos.

Nos últimos dias, um perfil que compartilha fofoca nas redes sociais conhecido como choquei, divulgou que uma moça aleatória estava de caso com o humorista Winderson Nunes.


Após a repercussão e comentários nada saudáveis, tomaram de conta das redes sociais da vítima. O resultado foi que a moça entrou em uma depressão profunda a ponto de tirar a própria vida.


Qual a sentença aplicada contra o perfil? Apenas o linchamento da opinião pública. O que esperava? Bom, acredito que pedir coerência do poder judiciário brasileiro deveria ser um pleonasmo, mas está mais para uma utopia.


Enquanto os delinquentes inconsequentes do perfil choquei e outros tantos portais de notícias, emissoras de televisão e rádio estão 'ao deus-dará', outros estão fechados, desmonetizados, presos ou auto exilados em países que a liberdade de expressão não é concedida apenas aos amigos dos supremos capachos do partido do bem, comandado pelo nosso presidente, o bom moço.


A liberdade de expressão tem limites?

A terceira lei de Newton explica que toda ação, vem acompanhada de uma reação oposta e de igual intensidade. No caso do Brasil, é assim: Toda ação vem acompanhada de uma reação oposta e de mesma intensidade, mas depende de quem é.


O politicamente correto é aplicado apenas contra pessoas que não fazem parte da turma do bem, que a favor dele, tudo é liberado. Não é de se espantar, já que se chamamos de politicamente correto, existe um viés político por trás.


A liberdade de expressão deve ser totalmente sem limites, porém, todos os nossos atos têm uma consequência. Se difamou ou caluniou qualquer pessoa, deve-se pagar o preço do crime. Apenas na teoria.


Quantos casos de disseminação de fake news não vemos todos os dias, principalmente partindo de políticos que fazem parte da turma do bem, como André Janones, bem como de veículos da grande imprensa como rede Globo e todo o resto.


Aqui não faremos campanha para censurar quaisquer emissoras, apenas irei apelar para o que venho defendendo desde o início dessa discussão de que os meios de comunicação e a internet deva ser "regulamentada", ou mesmo antes de existir aquela tal "PL das Fake news", que no final das contas, só servirá para atingir um lado da disputa política. Vimos isso durante o processo eleitoral e continuaremos vendo.


Usar meios de comunicação para atingir a imagem de alguém, já está tipificado no Código de Penal Brasileiro como Calúnia, difamação e injúria.


Plataformas como Jovem Pan, Brasil Paralelo, Terça Livre e pessoas como Osvaldo Eustáquio e Allan dos Santos foram processados e punidos por muito menos. Logo vemos que o pau que bate em Chico, jamais baterá em Francisco.


No fim das contas, a choquei e seus responsáveis provavelmente não serão severamente punidos, pois fazem parte da turma dos canceladores de plantão, que estão à espreita esperando alguém que não compactuam politicamente com eles, para seguirem com os métodos unilaterais de ética, se é que conhecem essa palavra.


O perigo de uma regulamentação das redes sociais

Não é de hoje que o presidente Luís Inácio Lula da Silva (PT), deseja regulamentar os meios de comunicação. Ele afirmou em diversas ocasiões que a ex-presidente Dilma Rousseff falhou em não aprovar tal projeto que iria impor regras para que os meios de comunicação possam seguir ou caso contrário, ocorreriam punições.


Fato é, que Lula e todo o partido que podemos chamar de quadrilha ou bando, sofreram um desgaste colossal quando vieram a tona esquemas como o petrolão (lava jato) e o mensalão.


O PT não sofreu apenas com os veículos de imprensa, que não conseguiram esconder o tamanho da roubalheira que afeta a economia do nosso país até os dias de hoje e afetará pelos próximos anos.


Os meios de comunicação e a internet não devem ser regulamentados por governo nenhum, nenhum político deve ter o poder de decidir o que pode ou não ser publicado. Caso algumas dessas publicações fira moralmente sua honra, existem os crimes já fixados no código penal. Quanto mais poder um político tem, mais ele pisa na cabeça da população. E não falo apenas do Lula e do PT.

Comentários


bottom of page