top of page

Está em dia na Justiça Eleitoral? Veja situação do título, quase no fim do prazo para regularizar

  • Foto do escritor: Romas Sousa
    Romas Sousa
  • 3 de mai. de 2024
  • 2 min de leitura

Prazo para regularização termina na próxima quarta-feira, dia 8

As eleições municipais 2024 ocorrem nos dias 6 de outubro (1º turno) e 27 de outubro (2º turno, se houver). Para participar do pleito, o eleitor precisa estar em dia com a Justiça Eleitoral. O POVO preparou um passo-a-passo para você consultar e regularizar possíveis pendências. O prazo para sanar problemas junto à Justiça Eleitoral vai até a próxima quarta-feira, dia 8 de maio.


Consulta

Para consultar a sua situação junto à Justiça Eleitoral basta acessar o portal do Tribunal Regional Eleitoral - CE (TRE). Em seguida, na aba Serviços, selecione a opção Situação Eleitoral e informe o número do título de eleitor, CPF ou nome completo.


Situação: Regular

Significa que o eleitor está apto a votar nas eleições deste ano.


Situação: Cancelado

Na condição de cancelado, o título fica indisponível para voto e só está habilitado para transferência ou revisão. Os principais motivos do cancelamento são a ausência sem justificativa a três eleições consecutivas e o não comparecimento à revisão do eleitorado no município onde você vota.


Para regularizar o título cancelado, acesse o Autoatendimento Eleitoral no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), clique em Título Eleitoral e depois em Regularize seu título eleitoral cancelado.


Situação: Suspenso

O eleitor com o título suspenso está impedido de votar. A suspensão ocorre, por exemplo, em caso de conscrição (prestação de serviço militar) ou de condenação criminal definitiva.


Para regularizar o título suspenso, o eleitor deve apresentar ao cartório eleitoral em que é registrado um documento que comprove o término do motivo da suspensão. Normalmente, a comprovação acontece de maneira automática, mas em alguns casos é preciso regularizar a situação na vara criminal ou comprovando o cumprimento do serviço militar.

Comentários


bottom of page