Dragon Ball Super é censurado na Argentina
- Romas Sousa

- 31 de ago. de 2021
- 2 min de leitura
O Ministério da Mulher, pediu que a nova tira da série japonesa, Dragon Ball Super, fosse retirada do Cartoon Network

Um capítulo da série de anime, Dragon Ball Super, foi censurado pelo governo da Região de Buenos Aires, na Argentina após pedido do Ministério da Mulher, Políticas de Gênero e Diversidade Sexual de Buenos Aires perante a Defensoria Pública da Nação sobre a veiculação deste programa no canal Cartoon Network LA (América Latina).
“O episódio que se viu nas telas da Argentina reproduziu o exercício de violência sexual de um idoso contra um menor, em um contexto de aceitação social, em que se naturalizou a violação de uma menina”, explicaram do Ministério.
No episódio onde, Mestre Kame, um dos mestres mais importantes do protagonista Goku, pede a um de seus alunos para ajudá-lo a superar sua maior fraqueza. Kame pede a Yamcha que use seu animal de estimação, Pual, que tem poderes mágicos de transformação.

Kame esclarece que seu maior ponto fraco é sua mente pervertida e queria superar sua fraqueza, então pediu a Pual que se transformasse em uma linda garota.
“Essas representações, transmitidas na tela de um canal que se classifica como o 1º sinal infantil a cabo e atinge crianças de 4 a 11 anos com cabo (segundo dados do IBOPE Media Argentina), configura um evento que as expõe à violência simbólica", disse a ministra de Buenos Aires, Estela Díaz.
“Por se tratar de um canal instalado como referência em conteúdos dirigidos ao público infantil e com ampla abrangência regional, não há supervisão exaustiva por parte dos responsáveis adultos, que confiam nos critérios de programação dos conteúdos para essa faixa etária,” disse o ministério.
O governo de Axel Kicillof explicou que “tanto o Cartoon Network quanto a Warnermedia foram receptivos em relação às indicações do público e expressaram grande preocupação com a veiculação do capítulo”.
A cartoon network concordou em tirar toda a série do ar, para evitar grandes problemas com o governo argentino.
“Eles reconheceram o erro e informaram sobre as medidas tomadas a partir desse fato, entre as quais destacaram a decisão de retirar do ar toda a faixa. Ao mesmo tempo, afirmaram que procederão à edição não só do capítulo objetado, mas de toda a série, caso futuramente se decida colocá-la novamente no ar ”, anunciou o ministério.
Toda a série de animes em geral, tem seus personagens que são pervertidos, é uma marca do estilo shounen, que é a categoria preferida entre os amantes de animes. Kame é este personagem em Dragon Ball, presente em toda a obra, desde Dragon Ball clássico, Mestre Kame é um dos personagens mais carismáticos e queridos do anime.
Segundo o que foi apurado, o problema está em a Cartoon Network não ter avisado durante o episódio que haveria tais cenas, embora a série tenha ido ao ar tarde da noite onde o público que assiste é um pouco mais velho e não propriamente o infantil.





Comentários