top of page

Diferente é o mundo que queremos construir: bem vindos ao mês de conscientização sobre o autismo

  • Foto do escritor: Maiara Monique Medeiros Plácido
    Maiara Monique Medeiros Plácido
  • 5 de abr. de 2023
  • 1 min de leitura

Vamos construir um mundo mais dinâmico e empático e fortalecer uma sociedade mais justa, na qual os direitos das pessoas com deficiência sejam exercidos de forma plena.

O Transtorno do Espectro Autista – TEA é marcado principalmente por um déficit considerável na interação social, em seu comportamento e conseguintemente nas formas de comunicação, caracteriza-se por um distúrbio do neurodesenvolvimento, trazendo particularidades nos aspectos comportamentais, como padrões repetitivos e estereotipados, levando muitas vezes a apresentar um interesse específico por determinadas atividades.


Embora a maioria das pessoas com TEA vivam com independência, alguns indivíduos comumente podem manifestar outras comorbidades, como epilepsia, depressão, ansiedade e outros transtornos como déficit de atenção e hiperatividade, necessitando de um apoio constante durante o decorrer da vida.


Assim sendo, faz-se necessário estabelecer um diagnóstico precoce pautado em um cuidado multiprofissional (composto por médicos psiquiatras, neurologistas e uma equipe de reabilitação), incorporando práticas integrativas para garantir um tratamento de excelência para a comunidade autista, garantindo o desenvolvimento de estímulos para gerar autonomia, independência e qualidade de vida. Vale ressaltar que cada criança necessita de um programa de intervenção personalizado, com avaliação no seu cotidiano familiar e ambiente escolar.


Vamos construir um mundo mais dinâmico e empático e fortalecer uma sociedade mais justa, na qual os direitos das pessoas com deficiência sejam exercidos de forma plena.

Comentários


bottom of page