top of page

Danniel Oliveira atende a requerimento do Vereador Evaldo e Juazeiro deve receber sede da casa da criança e adolescente

  • Foto do escritor: Romas Sousa
    Romas Sousa
  • 1 de mar. de 2024
  • 2 min de leitura

Evaldo aproveitou o momento para destacar e elogiar o trabalho realizado pelos conselheiros tutelares eleitos em Juazeiro.

Durante a tarde desta quinta-feira (29), o Vereador Evaldo Nunes (PSB), solicitou através de um requerimento verbal, direcionado aos Deputados Estaduais atuantes no Cariri, com o objetivo de que seja implantada em Juazeiro do Norte, uma sede da casa da criança e adolescente.


Após o pedido do parlamentar, o Deputado Estadual Danniel Oliveira (MDB), que recentemente recebeu um título de cidadão juazeirense, atendeu ao pedido e enviou um ofício para o Governador Elmano de Freitas (PT).


Evaldo aproveitou o momento para destacar e elogiar o trabalho realizado pelos conselheiros tutelares eleitos em Juazeiro. "Podemos ver a força de vontade e empenho que estão tendo na defesa de nossas crianças e adolescentes", afirmou o parlamentar.


O que é a casa da criança e adolescente?

A Casa da Criança e do Adolescente atua com serviços especializados e multidisciplinares voltados para o atendimento aos menores que tenham testemunhado ou que estejam em situação de violência.


O equipamento, coordenado pela Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS), iniciou suas atividades no mês de julho deste ano e, realizou, nos últimos quatro meses, 3.195 atendimentos, cumprindo o desafio de integrar os serviços do Tribunal de Justiça, Delegacia Especializada, Assistência Social, Defensoria Pública e Ministério Público em um só lugar. O espaço oferece atendimento integral e humanizado ao público.


“A Casa da Criança e do Adolescente é resultado do compromisso do Estado do Ceará com a proteção e bem-estar dos nossos pequenos. As crianças e adolescentes em situação de violência têm urgência e para atendê-las sem revitimiza-las é que criamos esta Casa, reunindo em um só lugar uma equipe técnica do psicossocial, com psicólogas e assistentes sociais; profissionais da Justiça; do Conselho Tutelar; da Delegacia de Combate a Exploração da Criança e do Adolescente e Perícia Forense, entre outros”, destaca a titular da SPS, Onélia Santana.


Tipos de violência a serem atendidas

●Violência Física: entendida como a ação infligida à criança ou ao adolescente que ofenda sua integridade ou saúde corporal ou que lhe cause sofrimento físico, incluindo a violência doméstica e familiar;

● Violência Psicológica: qualquer conduta que exponha a criança ou o adolescente, direta ou indiretamente, a crime violento contra membro de sua família ou de sua rede de apoio, independentemente do ambiente em que cometido, particularmente quando isto a torna testemunha;

● Violência Sexual: entendida como qualquer conduta que constranja a criança ou o adolescente a praticar ou presenciar conjunção carnal ou qualquer outro ato libidinoso, inclusive exposição do corpo em foto ou vídeo por meio eletrônico ou não.

● Violência Institucional: entendida como a praticada por instituição pública ou conveniada, inclusive quando gerar revitimização.

Comentários


bottom of page