Câmara derruba veto a PL e permite que empresa de alumínio se instale em área residencial de Juazeiro
- Romas Sousa

- 5 de abr. de 2024
- 2 min de leitura
A perspectiva inicial era de que os vereadores fossem manter o veto.

Durante a sessão ordinária da Câmara Municipal de Juazeiro do Norte, realizada nesta quinta-feira (4), vereadores derrubaram o veto do prefeito Glêdson Bezerra (Podemos) ao Projeto de Lei (PL) que muda o loteamento Conviver de área residencial para industrial. O PL foi aprovado na casa legislativa em março e abre caminho para a instalação de uma fábrica de alumínio na localidade.
Oito dos 20 vereadores presentes se manifestaram a favor de manter o veto do prefeito. Adauto Araújo (PRD), Márcio Joias (União Brasil), William Bazílio (PMN), Edinaldo Moura (PL), Subtenente Cirilo (PSDB), Dr. Victor Lacerda (PSB), Sargento Nivaldo (PRD) e Jacqueline Gouveia (MDB) votaram em favor de manter o veto. Porém, apenas 7 votos foram contados e outros 12 parlamentares votaram para derrubar o veto e manter o PL.
As discussões e a posterior votação foram acompanhadas por moradores da localidade que realizaram protestos contra a instalação de uma indústria no conjunto conviver em um terreno doado pela prefeitura de Juazeiro. Os moradores se queixam do impacto ambiental que poderá trazer problemas de saúde a comunidade. A perspectiva inicial era de que os vereadores fossem manter o veto.
Edinaldo Moura, que faz parte da base governista na câmara, se manifestou em favor de manter o veto. Além disso, o parlamentar afirmou que o assunto deveria ser tratado em uma audiência pública antes de tomar uma decisão. "Quando se tratar de mudança de zoneamento, que façam uma pesquisa popular", reforçou.
Por outro lado, Ivanildo Rosendo (MDB) contestou Edinaldo informando que existem outras fábricas de alumínio em áreas residenciais de Juazeiro, como no caso do bairro Betolândia. Além disso, ele pontuou o número de empregos que serão gerados com a instalação da indústria.
"Não vejo essa poluição toda que estão falando. A Betolândia tem cinco, seis fábricas. trabalharam uma coisa muito negativa contra essa fábrica. A fábrica gera emprego e renda. Juazeiro do Norte tem muita carência de empregos. O que o povo mais me pede na rua é emprego", completou.





Comentários