top of page

Crato lidera ritmo de vacinação no CRAJUBAR

  • Foto do escritor: Romas Sousa
    Romas Sousa
  • 26 de ago. de 2021
  • 2 min de leitura

Com mais de 74% da população parcialmente imunizada, a cidade apresenta média de vacinação superior à do Ceará e do Brasil



De acordo com dados da secretaria de saúde do município, o Crato é a cidade do triãngudo do CRAJUBAR com os maiores índices de vacinação proporcional, com cerca de 74% da população vacinada com pelo menos uma dose das vacinas e com cerca de 32% da população totalmente vacinada com as duas doses, ou com uma única dose da vacina Janssen, que só necessita de uma dose para a total imunização.


O Crato atualmente está vacinando jovens a partir de 20 anos de idade e já está em campanha para que jovens de 12 a 17 anos façam seus cadastros no site saúde digital, pois os agendamentos para tomar a primeira dose da vacina contra o novo coronavírus no estado do Ceará estará disponível até o final deste mês.


Com tal desempenho, o município apresenta uma porcentagem maior que a média estadual e nacional, segundo a rádio CBN Cariri.


No Ceará, a média da população vacinada com a primeira dose é de cerca de 53%, enquanto no Brasil, os parcialmente imunizados representam 60,5%. A secretária de saúde do Crato, Marina Feitosa, destaca que o município encontra-se em terceiro lugar na lista das nove cidades cearenses com mais de 100 mil habitantes que já conseguiu vacinar mais da metade da população com uma dose.


Juazeiro vacinando pessoas acima dos 23 anos e com cerca de 50% da população vacinada com pelo menos a primeira dose vem logo em seguida. Segundo a secretaria municipal de saúde juazeirense, o município não avançou a idade para o público a partir de 18 anos por falta de vacina para a faixa etária.


“Não existe lentidão, existe indisponibilidade de dose por população. É lógico que a população do Crato é menor e é mais fácil chegar ao chamamento. Dessa faixa etária de pessoas acima de 18 anos, nós recebemos 12 mil doses. Só que o que acontece é que não tem como você acelerar a vacinação se não chegar o total de vacinas. Tendo vacina, a gente avança”, diz a coordenadora da imunização de Juazeiro do Norte, Aline Alencar ao jornal Opovo.


Assim como Juazeiro, Barbalha já vacinou com a primeira dose contra a Covid-19 cerca de 50% da população. O número de habitantes completamente imunizados corresponde a aproximadamente 22%



Comentários


bottom of page