Centro Pop realiza ação para ajudar pessoas em situação de ruas a terminar os estudos
- Romas Sousa

- 5 de mai. de 2023
- 2 min de leitura
A Sedest disponibiliza todo o material de estudo como caderno, caneta e lápis para que a população em situação d rua possa ser inserida na educação e tenha uma maior facilidade de continuar estudando.

O Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop) é um órgão vinculado a Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho (Sedest), que tem o objetivo de realizar atendimentos para pessoas em situação de ruas em Juazeiro do Norte. O equipamento além de oferecer alimentação com três refeições diárias, também é responsavel por fazer acompanhamentos de saúde e de escolaridade, documentação e etc.
De acordo com o Coordenador do Centro Pop, Fernando Medeiros, o objetivo é garantir que essas pessoas não tenham acesso apenas aos serviços da Sedest, mas também a outras políticas públicas sociais que são de direito deles.
Um outro objetivo que temos, é ajudar as pessoas em situação de rua para que tenham a possibilidade de superar essa condição de vida. "Como fazemos isso? Se a gente ver que a demanda daquela pessoa é o uso de alcool e drogas, vamos buscar parceria com o Caps AD e ajudar com que aquela demanda seja superada", afirma Fernando.
A equipe do centro Pop realizou um levantameto entre as pessoas assistidas pelo equipamento e a maioria das pessoas em situação de rua que frequentam o local, não tem uma formação de ensino fundamental e médio completa.
Com isso, a equipe da Sedest articulou junto com a Secretaria de Educação (Seduc) a possibilidade de inserir os assistidos pelo centro pop no Ensino de Jovens e Adultos (EJA). O objetivo é possibilitar o acesso à educação e futuramente inseri-los no mercado de trabalho.
A Sedest disponibiliza todo o material de estudo como caderno, caneta e lápis para que a população em situação de rua possa ser inserida na educação e tenha uma maior facilidade de continuar estudando.

"Estamos sensibilizando nossos assistidos, para que eles vão deixando a resistência de lado e pensando em retornar aos seus estudos. E a gente tem conseguido, aos pouquinhos, um aqui e outro ali, estamos conseguindo fazer com que isso aconteça", afirma o coordenador.
A inclusão de pessoas em situação de rua no EJA, iniciou no mês de abril e quando os assistidos tem o interesse em ser matriculados, são inseridos através do Centro Pop. De acordo com Fernando, a maior dificuldade de matricular os alunos é a resistência que ele tem em continuar os estudos, além também da falta de documentação, mas o órgão tem agido para diminuir esses problemas.
O Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua está localizado no endereço: Avenida Dr. Floro Bartolomeu, 1027-A, no bairro Juvêncio Santana.





Comentários