top of page

Carro voador fabricado no Ceará custará R$ 2 milhões e terá velocidade de até 130 km/h

  • Foto do escritor: Romas Sousa
    Romas Sousa
  • 6 de jan. de 2024
  • 2 min de leitura

Modelo Gênesis-X1 terá custos ligados a aviação, dessa forma não deverá ter impostos rodoviários, como o IPVA. As aeronaves utilizarão Vertipontos, mas nos primeiros meses, poderão utilizar helipontos.

O veículo Gênesis-X1, o 'Carro Voador', tem previsão de lançamento para o segundo semestre de 2024 e custará R$ 2 milhões, segundo startup cearense Vertical Connect, responsável pelo projeto.


O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) apresentou imagens do modelo ao público e à imprensa no BS Design, no Bairro Aldeota, em Fortaleza.


De acordo com a empresa, os modelos não tripulados que prestam serviços para o agro, logística, polícia e bombeiro serão lançados no primeiro semestre de 2024. Os tripulados serão apresentados ao mercado no segundo semestre.


Para pilotar o veículo não é necessário habilitação. "O veículo é 100% autônomo, portanto, não há necessidade de saber pilotar o mesmo. Até o momento, para pilotar o 'Carro Voador' não é necessário nenhum tipo de habilitação."


Sobre os locais de estacionamento, as aeronaves Evtol's utilizarão "vertipontos", a versão do heliponto para os carros voadores. Porém, como os vertipontos ainda não estão disponíveis nas cidades brasileiras, os veículos voadores autônomos poderão utilizar helipontos, desde que tenham as exigências necessárias atendidas.


Outra característica do veículo é que não será necessário o pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). A empresa explica que trata-se de uma aeronave e nas regras atuais não paga IPVA. O eVTOL terá custos ligados a aviação, dessa forma não deverá ter impostos rodoviários.


Características do Gênesis-X1:

  • Terá capacidade para duas pessoas, com 5 metros de comprimento, largura de 4,8 metros e altura de 1,40 metros.

  • O tempo máximo de voo será de 60 minutos.

  • Alcançará velocidade máxima de 130 km/hora.

  • Contará com oito hélices e oito motores elétricos e terá fuselagem composta de fibra de carbono aeronáutico.

Comentários


bottom of page