top of page

Cariri pode enfrentar seca e corre risco de desabastecimento

  • Foto do escritor: Romas Sousa
    Romas Sousa
  • 9 de jan. de 2024
  • 2 min de leitura

Governador reuniu secretários para discutir ações

O governador Elmano de Freitas (PT) voltou a reunir órgãos do governo estadual para discutir um plano de contingência aos impactos do El Niño. “Já temos o cenário desenhado, agora precisamos agir”, determinou Elmano, durante a reunião. Ele já havia acionado prefeitos para discutir a intensa onda de calor registrada desde o segundo semestre de 2023.


Agora, o governador alerta para a possibilidade de um cenário de seca e risco de desabastecimento hídrico. “Vamos listar os municípios por prioridade de abastecimento e executar as ações necessárias, de acordo com o plano, para não deixar faltar água em nenhum município”, revela.


O governador determinou a órgãos e secretarias a elaboração de informações e indicadores para fundamentar as medidas a serem tomadas. “Vamos elaborar uma ordem de prioridade. Precisamos agir primeiro naqueles municípios que têm menos tempo de abastecimento garantido”, recomendou, prometendo buscar recursos junto ao Governo Federal.


A Região Metropolitana de Fortaleza é a porção do Ceará em situação mais confortável em relação ao abastecimento humano, conforme o presidente da Funceme, Eduardo Sávio.


“No entanto, em um cenário de seca prolongada, podem acontecer déficits no atendimento”, assinala, recomendando o uso consciente da água pela população cearense.

O El Niño é caracterizado pelo aquecimento anormal das águas do oceano Pacífico, condição que influencia os padrões climáticos ao redor do mundo. O fenômeno também é apontado como responsável pela onda de calor enfrentada no Cariri e em outras regiões do Ceará.


Cidades como Araripe, Crato, Missão Velha e Barro registraram quase cinco graus celsius de aumento da temperatura, em novembro de 2023, em comparação com o mesmo mês de 2022. Barro, que lidera os índices de altas temperaturas na região, foi uma das cidades cearenses a ultrapassar a marca de 40 graus celsius.

Comentários


bottom of page